A adoção de um código de vestuário, ou dress code, é mais comum em setores em que o ambiente de trabalho é formal, como o financeiro e o jurídico. Essas regras podem ficar mais rígidas de acordo com a tradição, origem e público atendido pela empresa. Um exemplo disso é o guia de como se vestir do banco suíço UBS, que está ainda em fase de teste naquele país. Neste dress code de 43 páginas, há orientações que limitam o uso de cores das roupas, proíbe que peças íntimas fiquem à mostra e orienta até alimentos que possam deixar mau hálito. De acordo com os representantes do banco no Brasil, a instituição tem um escritório em São Paulo, trata-se de um teste feito apenas com os funcionários que têm contato direto com o público.
Foto: Thinkstock
Formalidade da empresa é indicada também para o vestuário de seus funcionários, muitas vezes com regras explícitas
No Brasil – O escritório brasileiro do Banco UBS não precisa utilizar o código em teste na suíça, mas algumas empresas do setor no Brasil também adotam um dress code. É o caso do Banco Santander, que orienta com alertas, por exemplo, para que a unha da funcionária não esteja lascada. Outro setor que costuma utilizar o código é o jurídico. Em alguns casos, com dress code até sobre como se vestir no casual day.
Veja alguns pontos do código em teste no banco UBS na Suíça:
O que é permitido
Para as mulheres: Usar terno preto, blusa branca e lenço vermelho. O paletó deve estar abotoado. Quando se sentar os botões devem ser desatados. O manual recomenda que se retoque o cabelo, caso seja tingido.
Para os homens: Usar terno preto, camisa branca e gravata vermelha. O manual recomenda que se guarde o terno em um gancho grande, com ombros arredondados para preservar a forma da roupa. E pede para ir ao barbeiro a cada quatro semanas para preservar o corte.
O que não é permitido
Comer alho e cebola.
Fumar ou cheirar cigarro.
Vestir camisas de manga curta.
Usar meias curtas que mostre a pele.
Mostrar a cueca ou calcinha.
Usar nós de gravata que não combinem com o formato do rosto ou forma do corpo.
Fonte: The Wall Street Journal
Retirado de: http://estagio.ig.com.br/guiadocandidato/carreira/empresas+ditam+a+moda+dos+funcionarios/n1237926539407.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário