quarta-feira, 11 de maio de 2011

Dez lições de bom senso para se vestir

Conheça algumas dicas para não errar na hora de escolher a roupa para seus primeiros dias no estágio ou trainee


Quem se veste bem para trabalhar causa mais do que uma boa impressão. Especialistas ouvidos pelo iG Estágio e Trainee dizem que um profissional que escolhe a roupa mais adequada tem mais chances de transmitir valores positivos como organização, credibilidade e interesse na empresa e na carreira. Algumas companhias têm códigos e orientações claras de como se vestir, os chamados dress code, e fica mais fácil acertar no vesturário. Mas há também as mais informais que dão liberdade aos funcionários e assim acabam apostando no bom-senso de cada um na hora de se vestir. Dessa forma, a tarefa de encontrar a roupa certa pode ficar mais difícil. Antes de tudo, esse novo profissional terá de identificar o estilo de roupa da sua empresa. Como não há uma forma de decifrar esse bom-senso, o portal ouviu consultores de carreira e de moda para coletar algumas orientações sobre como não errar na escolha da roupa nos primeiros dias de trabalho:

Foto: Getty Images
Observação sobre como seus colegas se vestem pode ajudar a escolher sua roupa
1) Uma roupa mais discreta – Quem projeta um futuro de carreira não quer passar desapercebido, quer se destacar, mas você pode escolher sobre quais características quer chamar a atenção. Se não for pelo estilo de se vestir, o recomendável é evitar roupas que deixam seu corpo muito exposto, como com decotes mais acentuados e peças agarradas. Também nesse caso, é bom evitar cores muito vivas. O mais indicado são as opções discretas e sóbrias como o cinza, marinho e preto, por exemplo. O mesmo vale para acessórios grandes e barulhentos. Especialistas indicam pingentes e brincos com pequenos detalhes. Vale a pena ainda não exagerar no perfume ou na maquiagem e ter cuidado com as peças brancas e transparentes.
2) Conforto para os pés – Especialistas em moda dizem que você pode se surprender com o quanto os sapatos são observados no mundo corporativo. Vale a pena pensar no estilo, mas sem esquecer do conforto. Para as mulheres o mais indicado é evitar saltos muito altos e, no outro extremo, é bom descartar as rasteirinhas ou sandálias que não prendem no calcanhar. Prefira saltos médios em cores discretas. Aos homens, é sempre bom lembrar que se evite sapatos muito surrados, e também os tênis para os ambientes mais conservadores. Prefira sapatos com cores escuras.
3) Seja você mesmo – O ideal, segundo os especialistas, é vestir-se sempre de acordo com a sua profissão, tipo físico e idade. Eles destacam que as pessoas naturalmente divertidas e extrovertidas não precisam perder seu estilo mas, principalmente para quem está começando, é preferível tomar cuidado com estampas muito coloridas, estilo tropical, vestidos floridos ou peças de tamanho reduzido.
4) No tamanho certo – Essa dica vale tanto para as roupas que ficam muito justas no corpo como para aquelas largas demais. Consultores de moda indicam que no ambiente profissional, para mulheres, cabe melhor o uso de camisas acinturada em vez das apertadas. O mesmo vale para saias muito curtas. O recomendável para um ambiente corporativo é até três dedos acima do joelho.
5) Cabelos – Na dúvida, o mais indicado é não chamar a atenção para o cabelo. Se for longo, tanto aos homens como as mulheres, procure mantê-lo preso enquanto trabalha. Nem todo ambiente permite penteados mais ousados. Para prendê-lo, escolha presilhas e tiaras discretas.
6) Vestir-se de acordo com a ocasião – Usar o mesmo estilo de roupa para visitar uma obra e participar de uma reunião no escritório com a diretoria pode ser considerado um erro. Procure usar roupas que possam ser alteradas para esses ambientes, mantenha à mão peças que ajudem nessa transformação, como um blazer por exemplo.
7) Casual day também tem regras – Se na empresa adota a roupa informal às sextas-feiras e vésperas de feriados, vale a pena lembrar que você ainda está em um ambiente corporativo e precisa seguir algumas regras, mesmo que elas não estejam escritas. Pode ser muito difícil escolher a roupa nesses dias, para não errar apenas diminua a formalidade. Prefira os jeans escuro e básico, sem muitos detalhes.
8) A trabalho mesmo fora da empresa – Em recepções informais da companhia, como festas de fim de ano e happy hour, você ainda está em um ambiente de trabalho. Não é indicado exagerar, prefira seguir as mesmas orientações dadas para o casual day, ou seja, apenas diminua a formalidade. Para os eventos é sempre uma boa ideia se informar sobre como será o traje.
9) Detalhes importantes – Você pode estar bem vestido e colocar tudo a perder por causa de alguns descuidos. Preste atenção se comeu algo que deixou você com mau hálito, lembre-se que o cheiro de cigarro é muito notado por quem não fuma. Além disso, tenha atenção para unhas bem cuidadas.
10) De olho nos outros – A roupa de trabalho deve ser confortável e estar de acordo com o ambiente da empresa e de sua profissão. Observe os colegas com mais tempo na companhia e seus superiores, que podem ser um exemplo. Especialistas lembram também que o guarda-roupa profissional não está necessariamente ligado ao que diz a moda, e que é preciso ter cuidado para se lançar como vanguarda de tendências.

Fontes: Alana Rodrigues Alves, consultora de imagem. Maria Tereza Gomes, professora de pós-graduação do curso de carreiras da Fundação Instituto de Administração da USP (FIA).


Retirado de: http://estagio.ig.com.br/guiadocandidato/carreira/dez+licoes+de+bom+senso+para+se+vestir/n1237925991788.html

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