quarta-feira, 11 de maio de 2011

Como ter um guarda-roupa de sucesso

Cuide de seu marketing pessoal desde o primeiro dia de trabalho com um vestuário adequado ao da sua empresa


Se você acaba de ser aprovado em uma seleção de estágio ou trainee e se prepara para o primeiro dia de trabalho, pode estar em dúvida sobre o que vestir para iniciar a carreira em uma empresa. Essa é uma preocupação importante. Como apurou o iG Estágio e Trainee junto a profissionais de orientação de carreira e de moda, é bom saber que a roupa do profissional muitas vezes é seu primeiro cartão de visita e passa mensagens sobre você a seus colegas de trabalho.

Foto: Getty Images
Tons mais escuros são os mais indicados para ambientes de vestuário formal

Marketing pessoal – Claro que a roupa não define se o profissional é bom para a empresa ou não, mas especialistas apontam a importância dessa questão para o desenvolvimento da carreira. Segundo Maria Teresa Gomes, professora de pós-graduação do curso de carreiras da Fundação Instituto de Administração da Universidade de São Paulo (FIA-USP), “pesquisas mostram que a primeira impressão de uma pessoa é feita em segundos, podendo-se ganhar pontos positivos nesse sentido ao estar vestido de forma adequada à empresa”. Manoela Costa, consultora sênior da Page Personnel, empresa especializada em recrutamento de profisisonais, diz que acertar na roupa no trabalho “terá mais facilidade para passar a ideia de organização, credibilidade, uma pessoa que sabe se cuidar e vai cuidar bem dos negócios”.
Como se vestir bem - Não há uma regra para saber se vestir de forma adequada ao ambiente profissional, afinal isso depende de fatores como a profissão, região e a cultura do local de trabalho. Portanto, antes de escolher a roupa é preciso descobrir qual o estilo da companhia e do setor que você vai atuar. Se não houver um dress code, ou regras e orientações claras com orientações sobre o vesturário indicado para os funcionários da empresa, é preciso pesquisar. O iG Estágio e Trainee traz cinco dicas sobre como descobrir e o que levar em conta para não errar nos primeiros dias de trabalho:

Foto: Getty Images 
Em empresas com ambiente informal é mais difícil descobrir um padrão ou as possíveis regras de como se vestir

1) Pergunte às fontes oficiais – Perguntar sobre a roupa usada no ambiente de sua empresa é fundamental, assim como você deve saber o salário, horário e local de trabalho. É recomendável que a dúvida seja esclarecida no momento da contratação. Se não foi, é bom perguntar no departamento de recursos humanos se há orientações sobre como se vestir. Algumas empresas passam essa orientação no processo de integração dos novos estagiários e trainees, ou em palestras, cursos ou memorandos. Perguntar ao seu chefe também é uma alternativa.
2) Observe o ambiente de trabalho e converse com os colegas – É sempre indicado verificar como os seus colegas e superiores se vestem e aprender pelo exemplo. Também é bom não esquecer de perguntar como eles costumam se vestir em algumas ocasiões, como nas reuniões com a diretoria e em dias mais informais.
3) Conheça os costumes da região - As roupas usadas no trabalho também podem variar de acordo com a região. Em uma mesma empresa, por exemplo, você pode encontrar um modo de vestir mais sóbrio em São Paulo e mais informal em estados com o clima mais quente. Saber isso vai ajudar principalmente se você for transferido ou visitar outras unidades da companhia pelo Brasil.
4) Tenha uma alternativa – Uma opção para não errar nos primeiros dias é ter com você uma peça de roupa extra para que, com uma pequena mudança, você mude seu visual. Essa dica é válida também para quem já está trabalhando e deixa na empresa essa peça extra. É uma forma de deixar seu vestuário mais versátil, por exemplo, com um blazer, que pode ser retirado se o ambiente for mais informal.
5) Saiba como os profissionais da sua área se vestem – Segundo especialistas, muitas profissões podem ter um estilo de vestuário diferente das outras. Isso vale, por exemplo, para um estagiários de direito de uma empresa que adota um vestuário informal. Em muitos casos, ele terá de trabalhar como outros advogados, mais formais, e não como o restante dos colegas da companhia.


Fontes: Almiro dos Reis Neto, presidente da Franquality Recursos Humanos e vice presidente da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH), Andreza Santana, gerente de marketing da recrutadora de profissionais Monster Brasil, Manoela Costa, consultora sênior da Page Personnel, Maria Tereza Gomes, professora de pós-graduação do curso de carreiras da Fundação Instituto de Administração da Universidade de São Paulo (FIA-USP) e Rudney Pereira Júnior, gerente de projetos do Grupo Foco Recursos Humanos.

Retirado de: http://estagio.ig.com.br/guiadocandidato/carreira/p1237763329175.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário